Coaching de Emagrecimento

Coaching Nutricional

Como está a sua saúde? E a sua alimentação? Você costuma praticar atividades físicas? Mantém uma alimentação saudável? Você está de bem com a balança? Já obteve sucesso em alguma dieta? Com certeza você já se deparou com alguma destas questões em algum momento de sua vida.

O profissional que atua com as técnicas de coach tem a vantagem de saber como impulsionar as pessoas para modificar seus comportamentos. O coaching nutricional atua em aspectos fundamentais para que o processo da mudança do comportamento alimentar seja eficaz e saudável. Confira alguns exemplos de como ele pode ser útil:

1. Autoeficácia: A técnica trabalha a recuperação da autoeficácia do paciente, ou seja, a crença do paciente na sua própria capacidade de mudar seus hábitos.

2. Motivação: O coaching aumenta a determinação do paciente em perder peso e não desistir da dieta.

3. Mudança comportamental: Com a ajuda do coach, são desenvolvidos comportamentos mais saudáveis e produtivos.

4. Responsabilidade: O processo amplia o compromisso do paciente com a dieta e a prática de exercícios, por exemplo.

5. Valores e propósitos: o método associa os objetivos aos valores e ajuda a compreender que emagrecimento trará bem-estar e qualidade de vida.

 

6. Controle da emoção: o coach utiliza técnicas de controle emocional para evitar compulsão por comida.

 

7. Autonomia e aprendizado: incentiva o paciente a manter os resultados alcançados e a continuar procurando melhorias.

Como funciona o coaching nutricional

Tudo isso é feito nas chamadas sessões de coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Nelas, o cliente — também chamado de coachee — e seu coach elaboram, em conjunto, atividades específicas para que o indivíduo fique mais próximo da conquista de seus objetivos pessoais.