top of page

Afinal, o que é dieta Low Carb?

A dieta low carb não é igual a dieta da proteína, muito menos igual a dieta cetogênica. Nem quer dizer que ela seja necessariamente low calorie, ou seja, menos calórica.

Na dieta low carb preconiza-se a redução da ingestão de carboidratos e aumento da proporção de proteína e gorduras. Redução de carboidrato, não quer dizer ausência de carboidrato. Geralmente troca-se os carboidratos refinados e de alto índice glicêmicos. O objetivo é reduzir a secreção de insulina, aumentar a oxidação de gorduras - utilizar gorduras como fonte energética e preservar a massa magra corporal.

Já na dieta cetogênica, muitas vezes confundida com low carb, apenas 10% dos requerimentos energéticos são provindo de carboidratos. É usada por profissionais como estratégias temporárias ou principalmente em casos de algumas doenças, como a epilepsia. Não é uma estratégia fácil de ser mantida, nem todo indivíduo se adapta ou tem indicação para uso.

Uma dieta low carb não necessariamente tem menos calorias. Algumas preparações de alimentos low carb, são mais calóricos, se comparadas com a mesma preparação da forma tradicional e integral.

O fato é que tanto a dieta low carb, como a dieta tradicional de restrição calórica, possuem resultado. No entanto, a dieta low carb não é indicada para todo mundo, há restrições e contra indicações... Cada pessoa é única, a estratégia de emagrecimento que funcionou para o seu amigo, talvez não funcione para você. Como saber qual melhor estratégia e dieta a seguir? É só ir no nutricionista, somos os únicos profissionais habilitados por lei, para te assegurar o que é mais adequado para você.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page